A criação e popularização do Blogger sob o contexto sociocultural, histórico e de mercado.
Uma das TICs que possibilitam a comunicação em rede de forma descentralizada é a Blogger, que é a maior plataforma para blogs criada em 1997 por Jorn Batgers e comprada pela Google em 2003. Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, como contexto sociocultural, houve a ascensão musical do Grunge e da música Eletrônica, a publicação do primeiro livro de Harry Potter que popularizou ainda mais a leitura, o surgimento dos Reality Shows e de séries como Friends, assim como o primeiro filme sobre Bill Gates e Steve Jobs, chamado Pirates of Silicon Valley e um grande movimento de enaltecimento a internet conhecido como bolha da internet.
Percebe-se uma ligação clara do Blogger com fatores como: a leitura sendo entretenimento, a transformação de pessoas comuns em celebridades e a propagação da internet.É entre esses acontecimentos que surge a companhia, no clímax da explosão do “.com”, onde empresas ligadas à Internet estavam florescendo com grandes lucros e investimentos envolvidos. Entretanto, antes de ser criada já haviam outras organizações já estabelecidas do mesmo ramo, como por exemplo, a Open Diary e o LiveJournal.
Devido à alta velocidade de comunicação, o lançamento do Windows 95 e a queda do custo de computadores e tecnologia, os blogs rapidamente se tornaram um dos sistemas mais utilizados na internet. Com o lançamento do Blogger houve um impulso na popularização do formato, pois em 1999 o número de blogs não passavam de 50, já no ano de 2003 foi atingida a marcante média de 3 milhões de blogs; e neste mesmo ano os blogs se tornaram uma febre no Brasil. Nesse contexto, podemos perceber que a democratização do conhecimento difundida pela empresa, oferecendo a possibilidade de publicar e compartilhar ideias revolucionou o mercado online, alcançando o título líder na indústria de blogs.
Kelly Freire, Patrick Paiva e Uildes Demétrio.
08 de abril de 2019.

Comentários
Postar um comentário