Pular para o conteúdo principal

O surgimento do Blogger

A criação e popularização do Blogger sob o contexto sociocultural, histórico e de mercado.



Uma das TICs que possibilitam a comunicação em rede de forma descentralizada é a Blogger, que é a maior plataforma para blogs criada em 1997 por Jorn Batgers e comprada pela Google em 2003. Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, como contexto sociocultural, houve a ascensão musical do Grunge e da música Eletrônica, a publicação do primeiro livro de Harry Potter que popularizou ainda mais a leitura, o surgimento dos Reality Shows e de séries como Friends, assim como o primeiro filme sobre Bill Gates e Steve Jobs, chamado Pirates of Silicon Valley e um grande movimento de enaltecimento a internet conhecido como bolha da internet.
Percebe-se uma ligação clara do Blogger com fatores como: a leitura sendo entretenimento, a transformação de pessoas comuns em celebridades e a propagação da internet.É entre esses acontecimentos que surge a companhia, no clímax da explosão do “.com”, onde empresas ligadas à Internet estavam florescendo com grandes lucros e investimentos envolvidos. Entretanto, antes de ser criada já haviam outras organizações já estabelecidas do mesmo ramo, como por exemplo, a Open Diary e o LiveJournal.
Devido à alta velocidade de comunicação, o lançamento do Windows 95 e a queda do custo de computadores e tecnologia, os blogs rapidamente se tornaram um dos sistemas mais utilizados na internet. Com o lançamento do Blogger houve um impulso na popularização do formato, pois em 1999 o número de blogs não passavam de 50, já no ano de 2003 foi atingida a marcante média de 3 milhões de blogs; e neste mesmo ano os blogs se tornaram uma febre no Brasil. Nesse contexto, podemos perceber que a democratização do conhecimento difundida pela empresa, oferecendo a possibilidade de publicar e compartilhar ideias revolucionou o mercado online, alcançando o título líder na indústria de blogs.
Kelly Freire, Patrick Paiva e Uildes Demétrio.
08 de abril de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha crítica do livro Acredite, estou mentindo.

         O livro “Acredite, estou mentindo: Confissões de um manipulador das mídias”, cujo autor é o Ryan Holiday, trata-se de expor casos de manipulações de matérias e noticias em jornais e blogs com o intuito de gerar visualizações. Retrata a nova imprensa digital, especificamente nos EUA, que é um exemplo do que ocorre em outras partes do mundo.  Ryan Holiday foi nomeado pela revista Galileu como “O homem que manipula a mídia dos EUA”, ele trabalhou para conhecidos blogs e jornais nos Estados Unidos e são essas experiências que ele retrata no livro.                O livro se divide em tópicos com frases marcantes em que dá a dica do que vai ter no decorrer do texto. Em cada tópico é mostrado casos de mentiras e manipulações feitas em jornais e blogs e todo o seu processo, desde a plantação de uma falsa notícia até a explosão dela na sociedade e seus efeitos. Houve casos que foram bastante prejudiciais, caus...

Síntese sobre Os Pré-Socráticos na Filosofia da Comunicação e das Mídias Digitais

Os Pré-Socráticos Na periodização da filosofia, o primeiro período destaca a análise dos fenômenos da natureza através da razão e não dos deuses;  n o segundo período com base na organização do conhecimento, é marcado como o nascimento da filosofia profissionalmente. Já no terceiro período ocorreu a morte de Aristóteles, mas também nasceram correntes filosóficas como Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo. E enfim o quarto período, marcado pelos êxitos romanos e com isso a adequação da filosofia grega as doutrinas do cristianismo. Na divisão histórica da Filosofia Grega, o Período Pré-socrático é um período naturalista em que a atenção e a curiosidade estão focadas na natureza; já no Período Socrático é um período sistemático e o fascínio pela natureza é agregado a afeição pelo espírito, sendo considerado o período mais importante. Logo em seguida vem o Período Pós-socrático, que é um período ético, onde a atenção é dada aos problemas morais; e por fim o Período Religi...