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Ética e Novas Mídias


Ética e Novas Mídias

A Teoria do Espelho ajuda-nos a perceber o sentido ético da profissão de jornalista, considerando que ética é a maneira de como se está conduzindo ou praticando algo. Nesta teoria o jornalista tem como dever, buscar a verdade, informar e refletir a realidade independentemente das suas opniões pessoais e da sua moral.
Já o controle da informação como uma virtude jornalística é refletida na Teoria do Newsmaking, sendo que ter virtude é quando só se considera o correto e desejável; de acordo com o ponto de vista da sua moral pessoal, religiosa, social, etc. Nessa teoria, o jornalismo constrói e reflete a realidade de acordo com suas vontades, seja por noticiabilidade, constragimentos organizacionais, valores-notícia, audiencia e(ou) rotinas de produção. Vejo um pouco desse controle de informação como virtude também na Teoria do Gatekeeper, que pivilegia a ação pessoal, dando ao jornalista o poder de noticiar ou não alguma informação.
Quanto a capacidade jornalística de demonstrar a política como uma virtude pública, dependendo da teoria isso é possível. Considerando o uso da Teoria do Newsmaking por exemplo, que com a manipulação e “efeitos especiais” nas informações pode demonstrar e convencer uma sociedade a aceitar algo, inclusive a política como uma virtude pública.
    
                                                                                                                              Kelly Freire Moreira

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