" Para meios que vivem e morrem por clique, tudo se resume ao título, à manchete."
Holiday, 2012.
O
título é algo de grande importância em uma matéria pois é o que
atrai a atenção do público; seja nos jornais impressos ou online,
e é sobre esses dois meios de comunicação que esse capítulo
trata.
Fazer
títulos não é uma tarefa tão fácil como a maioria das pessoas
pensam, porque tem que resumir toda a matéria geralmente em uma
única frase, fazendo com que ela seja bastante atraente e capaz de
convencer o público a clicar na matéria ou comprar o jornal na rua
como acontecia desde o final do século XIX até pouco tempo atrás.
Em relação ao século XIX, o capítulo IX do livro “Acredite,
estou mentindo” fala brevemente sobre a imprensa marrom desse
período, relatando uma história de Upton Sinclair, um grande
escritor e reformador social dos Estados Unidos da América. Sinclair
dizia que quando jovem, ouviu um garoto jornaleiro gritando EXTRA! Se
aproximou e viu na manchete do jornal que o garoto vendia a frase bem
destacada GUERRA DECLARADA! E então ele comprou o jornal com os
poucos centavos que tinha. Porém quando ele foi ler a matéria a
história era outra, era basicamente: Guerra (pode ser) Declarada (em
breve). E aí ele ficou muito chateado com isso e sempre que tinha a
oportunidade de relatar isso ele aproveitava. Relacionando essa
história com a atualidade, percebe-se que nos sites, blogs de
notícias e nas redes sociais acontece muito isso. É recorrente ver
no Facebook páginas de entretenimento ou de notícias compartilhar o
link de um Blog qualquer, aparecendo somente o título da matéria e
uma imagem; dependendo do título, as pessoas clicam nele para ver se
é algo realmente interessante como é demonstrado pelo título, mas
na maioria das vezes é apenas uma matéria simplória, com um
conteúdo que quase toda a sociedade já tem conhecimento e mal
escrita. Então mesmo hoje com toda a tecnologia existente ainda
caímos nessa armadilha de manchetes sensacionalistas que acontecia
desde uns cem anos atrás.
CAPÍTULOS IX e X. In: HOLIDAY, Ryan. Acredite, estou mentindo: Confissões de um manipulador das mídias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012.

Comentários
Postar um comentário