Pular para o conteúdo principal

Censura na esfera Semipública

      Esfera Semipública é basicamente formada por empresas e instituições locais. E o processo de censura nessa esfera, como citado por Ciro Marcondes Filho, no livro "Televisão: a vida pelo vídeo"; é uma diluição de uma censura pública em partes menores, que se infiltram na sociedade através de hierarquias, empresas, órgãos públicos e instituições sociais/culturais.
Esse processo acontece geralmente após uma forte censura na esfera pública, como é relatado no livro "Televisão: a vida pelo vídeo", que na década de 70, período no qual ocorreu a ditadura militar no Brasil, haviam protestos da parte dos donos de jornais, contra a censura política e informativa (da imprensa). E nesses protestos, a busca não era apenas pela liberdade, mas também pelo poder de criar e aplicar suas próprias censuras em suas devidas empresas. E conseguiram! Empresas praticam censuras de diversos tipos; e empresas da área de comunicação são eminentes nesse quesito.


"O controle ideológico realiza-se também em outras esferas da produção da cultura. 

No caso da TV, vimos que a desmobilização, a manipulação,

 a desconexão do telespectador com o mundo não ocorre basicamente

 nos conteúdos, mas nas formas, ou seja, no modo de produzir um programa,

 nele inserindo estruturas que esvaziam qualquer conteúdo 

que provoque atuação mais efetiva dos telespectadores."

(MARCONDES, Ciro. Televisão, a vida pelo vídeo)

Infelizmente não são fatos isolados; a censura na esfera semipública ocorre corriqueiramente e não nos choca. Pelo fato de não ser pública? Provavelmente. Pelo fato de empresas e demais instituições dessa esfera, não terem "responsabilidades" com a sociedade como as instituições públicas têm? Fica aí a reflexão.
É de conhecimento popular, as censuras constantes praticadas por empresas em seus contratados; principalmente no meio artístico, que causam grandes repercussões. Como o caso da cantora Kesha, que foi amplamente comentado no mundo todo. Após processar, por abuso sexual e psicológico, o dono da gravadora da qual fazia parte; sofreu diversas represálias até diminuir sua popularidade e cair no esquecimento do universo Pop.

"Confirmada como uma das atrações do Billboard Music Awards, a cantora não deverá se apresentar por determinação da gravadora. A negativa surgiu porque ela poderia citar o processo de assédio contra Dr. Luke durante o show.” (A Revista da Mulher, 2016)

Infelizmente não são fatos isolados; a censura na esfera semipública ocorre corriqueiramente e não nos choca. Pelo fato de não ser pública? Provavelmente. Pelo fato de empresas e demais instituições dessa esfera, não terem "responsabilidades" com a sociedade como as instituições públicas têm? Fica aí a reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha crítica do livro Acredite, estou mentindo.

         O livro “Acredite, estou mentindo: Confissões de um manipulador das mídias”, cujo autor é o Ryan Holiday, trata-se de expor casos de manipulações de matérias e noticias em jornais e blogs com o intuito de gerar visualizações. Retrata a nova imprensa digital, especificamente nos EUA, que é um exemplo do que ocorre em outras partes do mundo.  Ryan Holiday foi nomeado pela revista Galileu como “O homem que manipula a mídia dos EUA”, ele trabalhou para conhecidos blogs e jornais nos Estados Unidos e são essas experiências que ele retrata no livro.                O livro se divide em tópicos com frases marcantes em que dá a dica do que vai ter no decorrer do texto. Em cada tópico é mostrado casos de mentiras e manipulações feitas em jornais e blogs e todo o seu processo, desde a plantação de uma falsa notícia até a explosão dela na sociedade e seus efeitos. Houve casos que foram bastante prejudiciais, caus...

O surgimento do Blogger

A criação e popularização do Blogger sob o contexto sociocultural, histórico e de mercado. Uma das TICs que possibilitam a comunicação em rede de forma descentralizada é a Blogger, que é a maior plataforma para blogs criada em 1997 por Jorn Batgers e comprada pela Google em 2003. Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, como contexto sociocultural, houve a ascensão musical do Grunge e da música Eletrônica, a publicação do primeiro livro de Harry Potter que popularizou ainda mais a leitura, o surgimento dos Reality Shows e de séries como Friends, assim como o primeiro filme sobre Bill Gates e Steve Jobs, chamado Pirates of Silicon Valley e um grande movimento de enaltecimento a internet conhecido como bolha da internet. Percebe-se uma ligação clara do Blogger com fatores como: a leitura sendo entretenimento, a transformação de pessoas comuns em celebridades e a propagação da internet.É entre esses acontecimentos que surge a companhia, no clí...

Síntese sobre Os Pré-Socráticos na Filosofia da Comunicação e das Mídias Digitais

Os Pré-Socráticos Na periodização da filosofia, o primeiro período destaca a análise dos fenômenos da natureza através da razão e não dos deuses;  n o segundo período com base na organização do conhecimento, é marcado como o nascimento da filosofia profissionalmente. Já no terceiro período ocorreu a morte de Aristóteles, mas também nasceram correntes filosóficas como Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo. E enfim o quarto período, marcado pelos êxitos romanos e com isso a adequação da filosofia grega as doutrinas do cristianismo. Na divisão histórica da Filosofia Grega, o Período Pré-socrático é um período naturalista em que a atenção e a curiosidade estão focadas na natureza; já no Período Socrático é um período sistemático e o fascínio pela natureza é agregado a afeição pelo espírito, sendo considerado o período mais importante. Logo em seguida vem o Período Pós-socrático, que é um período ético, onde a atenção é dada aos problemas morais; e por fim o Período Religi...