Pular para o conteúdo principal

Segurança da Informação!

Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois quanto mais dados ele tem disponível, mais convincente ele pode ser. 
3 Golpes com suas informações:
1- Furto de identidade:   Uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade. 
2- Antecipação de recursos:  O golpista procura induzir uma pessoa a entregar dados ou a fazer um pagamento adiantado, com a promessa de ganhar algum tipo de benefício. 
3- Falsa oferta de emprego:   A pessoa recebe uma mensagem em seu celular contendo uma proposta de emprego. Mas para fazer o cadastro é necessário que você informe seus documentos ou sua conta bancária.
O que pode acontecer?
Abrirem uma conta bancária e fazerem compras usando seu nome e seus documentos;
Criarem um perfil com seu nome em uma rede social e enviar mensagens maliciosas se passando por você;
Efetuarem transações financeiras, acessar sites e abrir empresas fantasmas;
Divulgarem suas fotos e vídeos, entre outras atividades maliciosas.
Você poderá arcar com perdas financeiras, perda de reputação e falta de crédito. 

9 Dicas para se proteger no meio digital:
1 - Mantenha as informações importantes sempre em com senhas;
2 - Faça backups dos dados importantes do seu celular ou computador;
3 - Não clique em links desconfiáveis
4 - Ao vender ou dar seu celular, apague todas as informações e restaure a opções de fábrica.
5 - Em caso de perda ou furto, bloqueia o seu chip,  mude as senhas das redes sociais e bloqueie cartões de crédito cujo chip esteja como contato.
6 - Identificar as mensagens com tentativas de golpe, como as que oferecem dinheiro, prêmio ou um emprego  "Quando a esmola é demais, o santo desconfia".
7 - Certifique-se da legitimidade do site ao realizar operações bancárias via internet. Vá direto ao site ou aplicativo oficial do banco.
8 - Não dê senhas ou dados pessoais a terceiros, especialmente por telefone;
9 - Evite colocar seu nome completo no perfil das redes sociais e data completa de nascimento.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha crítica do livro Acredite, estou mentindo.

         O livro “Acredite, estou mentindo: Confissões de um manipulador das mídias”, cujo autor é o Ryan Holiday, trata-se de expor casos de manipulações de matérias e noticias em jornais e blogs com o intuito de gerar visualizações. Retrata a nova imprensa digital, especificamente nos EUA, que é um exemplo do que ocorre em outras partes do mundo.  Ryan Holiday foi nomeado pela revista Galileu como “O homem que manipula a mídia dos EUA”, ele trabalhou para conhecidos blogs e jornais nos Estados Unidos e são essas experiências que ele retrata no livro.                O livro se divide em tópicos com frases marcantes em que dá a dica do que vai ter no decorrer do texto. Em cada tópico é mostrado casos de mentiras e manipulações feitas em jornais e blogs e todo o seu processo, desde a plantação de uma falsa notícia até a explosão dela na sociedade e seus efeitos. Houve casos que foram bastante prejudiciais, caus...

O surgimento do Blogger

A criação e popularização do Blogger sob o contexto sociocultural, histórico e de mercado. Uma das TICs que possibilitam a comunicação em rede de forma descentralizada é a Blogger, que é a maior plataforma para blogs criada em 1997 por Jorn Batgers e comprada pela Google em 2003. Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, como contexto sociocultural, houve a ascensão musical do Grunge e da música Eletrônica, a publicação do primeiro livro de Harry Potter que popularizou ainda mais a leitura, o surgimento dos Reality Shows e de séries como Friends, assim como o primeiro filme sobre Bill Gates e Steve Jobs, chamado Pirates of Silicon Valley e um grande movimento de enaltecimento a internet conhecido como bolha da internet. Percebe-se uma ligação clara do Blogger com fatores como: a leitura sendo entretenimento, a transformação de pessoas comuns em celebridades e a propagação da internet.É entre esses acontecimentos que surge a companhia, no clí...

Síntese sobre Os Pré-Socráticos na Filosofia da Comunicação e das Mídias Digitais

Os Pré-Socráticos Na periodização da filosofia, o primeiro período destaca a análise dos fenômenos da natureza através da razão e não dos deuses;  n o segundo período com base na organização do conhecimento, é marcado como o nascimento da filosofia profissionalmente. Já no terceiro período ocorreu a morte de Aristóteles, mas também nasceram correntes filosóficas como Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo. E enfim o quarto período, marcado pelos êxitos romanos e com isso a adequação da filosofia grega as doutrinas do cristianismo. Na divisão histórica da Filosofia Grega, o Período Pré-socrático é um período naturalista em que a atenção e a curiosidade estão focadas na natureza; já no Período Socrático é um período sistemático e o fascínio pela natureza é agregado a afeição pelo espírito, sendo considerado o período mais importante. Logo em seguida vem o Período Pós-socrático, que é um período ético, onde a atenção é dada aos problemas morais; e por fim o Período Religi...